terça-feira, 28 de outubro de 2014

E o Pão por Deus está a chegar!!


O Pão por Deus é uma espécie de ritual em que as crianças se juntam e fazem um peditório pelas várias casas da terra/cidade.
Eu sou do tempo do Pão por Deus. Lembro-me quando era pequena ia sempre com um pequeno grupo de vizinhos pedir o pão por deus. Isto durava a manhã inteira, a calcorrear a aldeia que apesar de ser pequena, porta a porta ainda demorava um bocado. 
Lembro-me de levar um saco do pão e vir para casa cheia de rebuçados, chocolates da Regina, bombons, moedas de centavos (ainda estávamos na época do escudo!), e romãs... Eu que na altura não era propriamente fã de romãs, trazia sempre uma ou duas no saco. O saco vinha sempre carregado e depois era andar os dias e meses seguintes a comer as gulodices recebidas.

Claro que nessa altura, o dia em questão era feriado, não havia aulas, não se trabalhava e todos gozavam o dia à sua maneira.

Hoje em dia vivo num apartamento, saí da aldeia para a cidade e a primeira vez que me vieram bater à porta a pedir o pão por deus, achei estranho.. Estava habituada a um peditório ao "ar livre" :)

De qualquer modo, assim que o meu filhote teve idade para andar nestas andanças, lá fui eu a acompanhá-lo e a mais uns quantos miúdos no peditório pelos prédios da nossa zona. O ano passado não deu para ir porque calhou a um dia de semana, mas este ano, se não ocorrer nenhum imprevisto, quero que ele vá com os vizinhos ou outros miúdos que por lá apareçam e eu vou atrás a controlar a coisa :)

E vocês ainda "gozam" o pão por deus???

É pena esta tradição ir caindo em desuso!

Beijinho.





1 comentário:

  1. em Lisboa não vejo essa tradição, mas onde morei quando era miúda pedia-se o pão de deus porta e porta!

    ResponderEliminar